O programa City Changer Cargo Bike

O programa City Changer Cargo Bike

O projeto envolve 20 beneficiários de 17 estados da UE (municípios e/ou entidades), incluindo a cidade de Lisboa, que pretendem implementar bicicletas de carga no seu quotidiano. Teve início em setembro de 2018 e decorrerá durante 3 anos.

Objetivos:

  1. Aumentar a consciência do potencial das bicicletas de carga nos diferentes partes interessadas: setor público, privado e comercial;
  2. Utilizar ferramentas inovadoras para a promoção, escalamento e transferência de conhecimento entre cidades onde a utilização de bicicletas de carga é uma realidade e aquelas que pretendem desenvolver projectos nessa área;
  3. Estabelecer condições favoráveis de enquadramento para a utilização de bicicletas de carga;
  4. Criar canais de comunicação e transferência de conhecimento, experiências e resultados entre cidades percursoras e seguidoras, para além de outras cidades fora do projeto.
  5. Reduzir congestão e emissões poluentes;
  6. Melhorar a segurança rodoviária;
  7. Aumentar espaço público e promover o uso eficiente do mesmo;

Oportunidade do projeto:

Baseado no elevado potencial que as bicicletas de carga têm em substituir: 23 a 25% das entregas comerciais numa cidade (entregas última milha), 50% do tempo parado e custos de manutenção de frota comercial, 77% das viagens logísticas privadas (compras, lazer, transporte de crianças), para além de todos os benefícios complementares que trazem para a melhoria de qualidade de vida de uma cidade (redução tráfego, de gases poluentes, de poluição sonora, de espaço ocupado, aumento da segurança rodoviária, de emprego, de vivência das ruas, etc.), a Câmara Municipal de Lisboa pretende promover vários projectos de sensibilização e promoção das bicicletas de carga junto de privados, do setor público e do setor comercial. Pretende também a criação de condições favoráveis para a utilização de bicicletas de carga em detrimento de opções mais prejudiciais à sociedade, melhorando a qualidade de vida da cidade.

Calendarização:

O projeto CCCB terá a duração de 36 meses, tendo sido iniciado no dia 1 de setembro de 2018. Ao longo dos 3 anos, ocorrerão as seguintes reuniões entre parceiros:

  • 1 – Copenhagen – Setembro 2018
  • 2 – Donostia / San Sebastian – Março 2019
  • 3 – Cambridge – Outubro 2019
  • 4 – Utrecht – Maio 2020
  • 5 – Lisboa – Dezembro 2019
  • 6 – Wien – Agosto 2020