Estacionamentos para bicicletas - as estruturas abertas

Estacionamentos para bicicletas – as estruturas abertas

Estacionamentos para bicicletas – as estruturas abertas (Parte 1)

Uma das principais preocupações dos ciclistas urbanos em todo o mundo é saber onde deixar a sua bicicleta de forma segura e protegida. Os estacionamentos para bicicletas deve, portanto, fazer parte da política para desenvolver a mobilidade urbana nas cidades. Estas são decisões que podem ser tomadas a nível das câmaras municipais ou dos municípios, mas também por empresas privadas para os seus colaboradores ou para o público que acolhem.

Existem vários tipos de estacionamento de bicicletas, desde o mais simples ao mais elaborado, alguns deles utilizando energia solar para operar e recarregar bicicletas eléctricas.

O tipo mais simples de estacionamento consiste numa chapa de betão com postes, geralmente de aço, e um telhado de aço. Para proteger as bicicletas da chuva e do vento, o parque de estacionamento deve ser fechado em três lados. Isto pode ser feito de vidro, barra de aço, madeira, PVC…sabendo que o mais barato é muitas vezes o vidro (8 mm de vidro securit, por exemplo).

A isto, devem ser acrescentados suportes para segurar as bicicletas na vertical, para que o proprietário as possa segurar com um ou mais cadeados. Existem vários tipos de suportes (ver os nossos produtos) mas, em geral, só recomendamos suportes altos (em forma de U, por exemplo) que permitem pendurar o quadro da bicicleta.

Podemos também ter em conta a possibilidade de recarregar bicicletas eléctricas.

A este tipo de estacionamento chama-se uma estrutura aberta. São, evidentemente, os mais baratos mas também os menos seguros. São adequados para lugares que já estão seguros (por câmaras ou guardas) ou estacionamento diurno.

Em geral, lembremo-nos dos pontos a considerar quando decidirmos instalar um parque de estacionamento de bicicletas:

Depende de vários factores:

  • o espaço disponível no solo
  • o número de bicicletas a arrumar
  • o orçamento disponível
  • o local de instalação
  • o público envolvido
  • a conformidade com a legislação
  • a elegibilidade para subsídios
  • a acessibilidade
  • para estacionamento de bicicletas de curto, médio ou longo prazo
  • no respeito estético com o ambiente exterior (sítio classificado, por exemplo)

Naturalmente, podem ser adicionadas opções a um parque de estacionamento de bicicletas aberto, tais como iluminação (embora seja necessário um ponto de electricidade), um painel informativo, um painel publicitário, um caixote do lixo, cacifos de capacete/carregador…etc.

Não hesite em pedir-nos um orçamento para que possamos estudar em conjunto a melhor escolha possível de estacionamento de bicicletas de acordo com os factores acima descritos. Dar-lhe-emos também conselhos sobre os melhores locais para o seu estacionamento de bicicletas.